quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nem tudo são rosas

Verão se foi e inverno jà está chegando...os dias ficam mais curtos, e cinzas, as folhas em tons amarelos, laranjas, marrons e caem..os passaros procuram abrigo e muitas vezes tentando entrar nas casas quentinhas, (pois estas já estão com os grandes aquecedores ligados..e quando digo grande é grande mesmo.. pra você ter uma idéia aqui em casa temos, só na sala, 4 aquecedores de 1 a 1,5 cada sem contar com a lareira..mas esta só ascendemos quando fica frio, rsrsrs..), e batem com a cabeça na janela..tadinhos! Quantos já vi cairem meio atordoados..

linda e triste vista, da janela da minha sala

E a vida continua com uma frustante visita ao supermercado para uma amante de frutas como eu, frutas aqui só banana, laranja, maçã, pera e olhe lá..bate aquela saudades do Brasil...e lembro da Canção do Exílio..lembra? ..aquela.."minha terra tem palmeiras onde canta o sabia as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá...não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá"...ai, ai tó com medo do inverno....


E para espantar os montros do mês de outubro "Halloween" e porque por aqui nem tudo são rosas eu resolvi... "- farei rosas!"..
Inspirada no maravilhoso trabalho da Adriana Carioba. Já fazia um tempo que olhava estas flores e tinha vontade de tentar fazê-las..

Sabia que as petalas eram moldadas ainda quente..Como poderia ser a confecção neste caso?..lembrei do biscoito da fortuna que são moldados ainda quente e nesta mesma linha de pensamento procurei algumas receitas.. e como as bruchas estão soltas.. fui cair numa receita de língua de gato aqui..foi esta que usei.


Língua de gato (até parece coisa de brucha..uuiiii)

- 2 claras de ovos
- pitada de sal
- 100gr de açúcar
- 60gr de farinha
- 60 gr de manteiga derretina em fogo brando

Pegue seu caldeirão...rsrsrs..brincadeirinha..(obs: não saiam por ai procurando gatos de verdade..heim?)

Bata as claras rapidamente com um garfo e adicione os outros ingredientes.
A massa fica na consistencia de uma massa de panqueca.

Adicione o colorante alimeticio de sua preferência..pouco a pouco e vá mexendo..lembre-se de que ao assar o biscoito este ficará mais claro que a cor atingida na massa.

Ascenda o forno à 120°C

Cubra uma assadeira com papel manteiga. Agora, faremos as pétalas uma a uma.
Com uma colher pegue um pouco dessa massa e a coloque na assadeira tentando formar uma petala, como esta da figura abaixo.

 
Faça 2 ou 3 pequenas, 5 medias e 5 grandes (obs: esta acima seria de tamanho..muito grande), e leve ao forno..todas de uma mesma flor devem caber na mesma assadeira.
Depois de uns 5 minutos..quando começar a bronzear nas bordas, com uma luva, desligue o forno abra e com a assadeira ainda dentro do forno, vá retirando pétala por pétala, e já formando a rosa.

Se você tirar a assadeira toda do forno as petalas vão esfriar e você não conseguirá moldá-las e nem uní-las, elas ficaram quebradiças..o processo de formação das rosas tem que ser bem rápido senão elas quebram.

Para formar as rosas fiz com a pétala pequena um cone e fui adicionando as outras até que a rosa ficasse do tamanho desejado.. para que as pétalas grudem umas nas outras, têm que dar uma apertadinha.

...e a qual luva usar?

Eu não tinha luva adequada no momento, então tentei primeiro com a grande luva de forno..que foi horrível, pois como ela é muito grande não consegui manusear as pétalas estragando as flores..

Depois pensei em usar uma luva de lã normal..mas como segurar nas petalas sem que grudasse? Coloquei por cima da luva de lã uma luva descartável, destas de borracha fininha..sim..também tentei só com a luva de borracha mas o calor ainda era insuportável e queimava..E se você está pensando em tentar sem luva..desista!..experiência própria, queimei os dedos já na segunda pétala :-( e aprendi :-)

Assim é como elas ficam olhando por baixo


Para armazenar coloquei dentro de latas de biscoito forradas com papel manteiga.

Gostei do resultado, mas ainda me pergunto como a Adriana Carioba faz para que as pétalas tenham uma textura ondulada...será que são boleadores?
Se alguém descobrir me conta, ok?

Beijos e sucesso!
 xx



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bolo do McQueen tão real que até sua só, rsrsrs...

O bolo do filme "Carros" que não deu certo, ou deu?
Era ele suando de lá e eu suando daqui!.


Tudo começou quando recebi uma encomenda de alguém muito importante por aqui.. ela me pediu um bolo do McQueen para seu filho..eu ja ofereci logo um bolo esculpido. Que claro surpreenderia qualquer criança de 5 anos.

 
Até ai tudo bem. Aqui na Holanda pouco se conhece de bolos...eles não tem esta tradição, como nós, de bolos deliciosos, recheios variados e coberturas impactantes..o que se conhece por aqui é o xinfrim bolo da padaria, ou supermercado, feito com massas prontas e cheio de aromas artificiais..
Enfim ofereci o bolo de doce de leite com ganache simples e delicioso..mas tive um não como resposta e .. "mas nós estamos acostumados com o creme de confeiteiro da padaria aqui do lado"..

Meu erro numero 1: aceitei o desafio, fazer um bolo esculpido com creme de confeiteiro..você sabe o que eu quero dizer? ou seja ovos, leite, farinha, açúcar e baunilha..um mingau praticamente..Como um bolo pode parar encima do outro com esta mistura escorregadia? Nem com reza brava!
Queimando uns "muitos" neuronios resolvi mistura manteiga para endurece-lo. Deu certo! ufa!


Tudo no capricho...a bandeja foi coberta com pasta americana com os quadrinhos feitos um a um com uma paciência de Jó, fiz até a segunda bandeja elevada para o carro não ficar apoiado no "chão", pensando nos detalhes.

Era verão na Holanda..quero dizer 20 graus Celsius em média..mas naquele dia.."Precies" 35 graus Celsius...eu que pedia a cada dia pro verão chegar de verdade..consegui, ganhei 35 graus..bem no dia que ia esculpir o tal bolo feito de creme de confeiro..com ovos, leite,....etc. Bom lá ia eu revezando, 30min esculpindo, 30 min na geladeira até ficar pronto e daí...

..Meu erro numero 2:  decidi congelar o bolo, assim manteria o bolo fresco, sem perigo de que azedar o recheio. Congelar não foi o grande problema, pois em geral os bolos podem ser congelados, o erro fatal foi.. cobri-lo em pasta americana ainda congelado...ok..ok eu sei sou cabeça dura mesmo..sabia que não podia, mas.. nada melhor que a experiência própria para aprender, não é? ou é errando que se aprende! ..enfim há mil ditados que estariam do meu lado à esta hora, me apoiando em minha humilde caminhada pelas trilhas do conhecimento da arte com açúcar..enfim vou parar de me justificar. Errei e assumo! rsrrsr.


Suava.. suava, e melava... foi o que aconteceu com o pobre.
Este processo de condensamento/descongelamento durou 1 dia inteiro..aparecem gotas de água em toda superficie do bolo..Tentei enxugar com papel de cozinha, deixei fora da geladeira, e depois dentro da geladeira, e fora da geladeira com o ventilador ligado...não sabia o que fazer..o bolo continuava suando.

Em algumas partes a pasta americana escorregou e rachou, aparecendo o creme de baixo..em outras derreteu deformando o contorno original..Ia de mal em pior..e eu desesperada! O que fazer.. pois, ele estava coberto mas eu ainda precisava adicionar o acabamento..que por sinal seria perfeito..imprimi com impressora e tinta própria os adesivos que revestem o carro, em , "frosty sheet", folha de glacê (se é assim que se chama em portugues!?), como os olhos, raio, marca, pneus, etc..(Obs: ao final você encontra o anexo do aquivo, caso queira fazer um McQueen você também), mas.. como eu colocaria a folha de glacê, que se mistura com a pasta americana, sem que a deformasse, pois a pasta americana estava escorrendo..literamente.



Plano B..imprimir em folha de arroz (folha de óstia)..que são mais resistentes e não se dissolvem fundindo na pasta americana...claro que não ficou perfeito, pois este tipo de folha temos um melhor resultado se aplicado em uma superficie plana , que não era o caso aqui..se nota que em alguns lugares ela não aderiu por completo.

Então era esperar o bolo parar de suar..ou seja descongelar por completo e aí sim finalizar...o que não aconteceu antes de eu ir dormir lá pelas 2 da manhã..acordei as 5h e pensei.. ufa! era só um pesadelo.

Que nada! o bolo continuava lá todo escorrido e eu agora tinha que tentar arrumá-lo e colar os adesivos..Fiz o que pude!



A hora de entregá-lo chegou.... Eu, morrendo de vergonha mostrei o bolo...e qual minha surpresa?...Eles adoraram, amaram., todo entusiasmo era pouco..não tinham palavras para expressar o deslumbramento..rsrsrsrrrrrr só rindo mesmo...enfim moral da história? Nem todo stress vale a pena!

Obs: Confesso que ainda estou meio envergonhada em mostrar as fotos para vocês..mas melhor assim, pois posso ajudar outros a evitarem os mesmos erros.

..e a parte que eu mais gostei desta  história toda? .. mais uma criança feliz, ele que até chorou de tanta dó de cortar o bolo, rsrrsrs :-)

 Minha história teve um final feliz!

Aqui estão as duas páginas com os adesivos retiradas daqui:

adesivos 1
adesivos 2

bjos

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Assando o Bolo - Problemas e Causas


Esta tabela é de grande ajuda para decifrar o mistério do " Por que meu bolo não deu certo? ".

Guia de Problemas e Causas
Sintoma
Causas
Casquinha muito escura- Forno muito quente.
- Forno muito quente na parte de cima.
Bolo muito pequeno- Uso das medidas muito pequenas.
- Temperatura do forno muito alta.
- Temperatura da massa muito alta.
- Temperatura da massa muito baixa.
- Quantidade incorreta de água.
Bolo queimado encima- Temperatura do forno muito alta.
- Quantidade incorreta de água.
Casquinha brilhante e grudenta- Temperatura do forno muito baixa.
- Não foi assado o suficiente
- Muito açúcar na receita.
Casquinha muito grossa- Foi assado demais.
Bolo desborda ao assar- Excessiva movimentação do bolo ao assar
- Temperatura do forno muito baixa
. O bolo foi batido ou misturado demais.
Topo do bolo com rachaduras e picos- Temperatura do forno muito alta. (A parte externa do bolo assou muito rapido enquanto que a parte interna continua assando e crescendo o que quebra a casquinha formada anteriormente.
- O bolo não foi assado na gelha central do forno.
Bolo murcha- muito liquido.
- massa muito fria.
- forno muito quente.
- o processo de mistura dos ingredientes não foi apropriado.
- Assado por demais tempo.
- Abrir o forno antes do tempo.
Bolo cresceu de forma desigual- A farinha não foi misturada adequadamente à mistura principal (ou o fermenteo).
- Temperatura dentro do forno desigual
- Temperatura do forno muito alta.
Bolo gruda na forma- Falta de untar/enfarinhar a forma.
- O bolo foi deixado tempo demais na forma para ser desenformado (obs: deixe o bolo descançar por 10 min na forma e desenforme).

Achei esta tabela no blog da Erica Obrien aqui, me parece bem adequada..Fiz algumas adaptações e comentários.

Boa Sorte!
xx


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Receita de Glacê Real

Estes são minhas primeiras bolachinhas decoradas com glacê real.
Fiz estes para comemorar o dia de São Velentino (o santo protetor dos namorados) que por aqui se comemora dia 14 de fevereiro.


De um tempo pra cá tenho me interessado muito em bolachas decoradas em geral, tenho visto na web como elas têm aparecido muito nas festas de aniversário, casamento, bodas, festas de empresas, etc..e com diversas possíbilidades em decorá-las podem ser muito divertidas, expressarem um sentimento, anunciarem algo..enfim sempre são muito bem vindas..lindas e deliciosas.
Gosto também da idéia de poder fazer bolachinha personalizada para presentear num bonita caixa ou mesmo só envolvidas por um lacinho.


No ano passado fiz dois curso em que trabalhei com o glacê real..mas também posso dizer que pela net e livros se pode aprender muito. 

A inspiração para estas bolachinhas eu tive quando visitando meu pais fui xeretar em umas coisas perdidas no armário e encontrei minha coleção (e de minha irmã), de papéis de carta de quando era criança, que por várias vezes pensei em jogar fora, ainda bem que não o fiz! .. Você lembra que febre era isto nos anos 80? - Quer trocar? rsrss.. Enfim hoje estou feliz por ter achado "grande" utilidade para eles :-)

Para estes cookies eu utilizei o glacê real para dar forma aos casais e os pintei à mão (depois de secos), utilizando tinta comestível tanto em pó como liquida.

Existem várias receitas de glacê real eu utilizei a receita abaixo, esta não utiliza ovo (evitando com isto as possibilidades de adquirir salmonela), que encontrei no site Sweetopia .

Receita de Glacê Real

3/4 de xícara de água morna
5 colheres de sopa de pó de Merengue (eu usei o da Wilton)
1 colher de chá de creme de tártaro
1 kg de açúcar de confeiteiro em pó

 Obs: se o pó de merengue não tem sabor de baunilha,  adicione uma colher de chá de baunilha a esta receita.

 Modo de Preparo:

 Em uma tigela, despeje a água morna e o pó de merengue. Misture com um batedor de mão até que esta mistura fique espumosa e espessa ... cerca de 30 segundos.

Adicione o creme de tártaro e misture por 30 segundos  mais.

Despeje todo o açúcar de confeiteiro de uma vez e coloque a tigela no batedora.

Usando a pá para massas médias em velocidade mais baixa, misture lentamente uns 10 minutos. A mistura ficará espessa e cremosa.

Cubra a tigela com uma toalha umedecida para evitar formação de crostas e secagem.

Obs: Adicione a cor desejada aos poucos e misture bem..deixe o glacê descançar por algumas horas se utilizar corante.


Para afinar o glacê umideça uma espátula em água e insira esta à mistura mexendo bem.  Repita o processo se necessário até atingir a consistência desejada..


..e divirta-se!
xx




terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo!

Antes de mais nada..Feliz Ano novo para todos voces..E que vocês tenham um ano cheio bolos e docinhos!

No primeiro dia do ano foi também o aniversário de um ano do Be SweetLi, e eu fazendo uma retrospectiva dos cursos e trabalhos que fiz durante este ano e dos objetivos que queria alcançar, fiquei muito orgulhosa..e sei que estou no caminho certo..fazendo o que gosto e tendo um ótimo retorno.
Fico satisfeita em ver a reação das pessoas ao verem e comerem minhas guloseimas.
Para este ano quero fazer muito, mas muito mesmo :-) bolos e doces e trabalhar muito no blog e por isto acho importante investir em uma camera mais potente..e também um forno maior.

Mudando de assunto..não sei se você viu este cara aí abaixo..ele foi o centro das atenções deste fim de ano por aqui..


É um bolo de papai noel totalmente comestível desde a cabeça até os pés..que eu aprendi no curso de Vera Madeira em São Paulo- Brasil.



Adorei o curso e o recomendo um montão..o que aconte é que agora estou morrendo de vontade de fazer os próximos bolos esculpidos..mas como estou só de férias no Brasil e sem meu material de trabalho por aqui, tenho que esperar voltar à Holanda para por as mãos na massa.

Enfim minhas férias tem sido ótimas por aqui com minha família..mas não posso negar que minha cabeça esta a mil e penso muito nos próximos passos a serem dados.


Que você seja muito feliz neste 2012.
Grande beijo e até a próxima.