linda e triste vista, da janela da minha sala
E a vida continua com uma frustante visita ao supermercado para uma amante de frutas como eu, frutas aqui só banana, laranja, maçã, pera e olhe lá..bate aquela saudades do Brasil...e lembro da Canção do Exílio..lembra? ..aquela.."minha terra tem palmeiras onde canta o sabia as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá...não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá"...ai, ai tó com medo do inverno....
E para espantar os montros do mês de outubro "Halloween" e porque por aqui nem tudo são rosas eu resolvi... "- farei rosas!"..
Inspirada no maravilhoso trabalho da Adriana Carioba. Já fazia um tempo que olhava estas flores e tinha vontade de tentar fazê-las..
Sabia que as petalas eram moldadas ainda quente..Como poderia ser a confecção neste caso?..lembrei do biscoito da fortuna que são moldados ainda quente e nesta mesma linha de pensamento procurei algumas receitas.. e como as bruchas estão soltas.. fui cair numa receita de língua de gato aqui..foi esta que usei.
Língua de gato (até parece coisa de brucha..uuiiii)
- 2 claras de ovos
- pitada de sal
- 100gr de açúcar
- 60gr de farinha
- 60 gr de manteiga derretina em fogo brando
Pegue seu caldeirão...rsrsrs..brincadeirinha..(obs: não saiam por ai procurando gatos de verdade..heim?)
Bata as claras rapidamente com um garfo e adicione os outros ingredientes.
A massa fica na consistencia de uma massa de panqueca.
Adicione o colorante alimeticio de sua preferência..pouco a pouco e vá mexendo..lembre-se de que ao assar o biscoito este ficará mais claro que a cor atingida na massa.
Ascenda o forno à 120°C
Cubra uma assadeira com papel manteiga. Agora, faremos as pétalas uma a uma.
Com uma colher pegue um pouco dessa massa e a coloque na assadeira tentando formar uma petala, como esta da figura abaixo.
Depois de uns 5 minutos..quando começar a bronzear nas bordas, com uma luva, desligue o forno abra e com a assadeira ainda dentro do forno, vá retirando pétala por pétala, e já formando a rosa.
Se você tirar a assadeira toda do forno as petalas vão esfriar e você não conseguirá moldá-las e nem uní-las, elas ficaram quebradiças..o processo de formação das rosas tem que ser bem rápido senão elas quebram.
Para formar as rosas fiz com a pétala pequena um cone e fui adicionando as outras até que a rosa ficasse do tamanho desejado.. para que as pétalas grudem umas nas outras, têm que dar uma apertadinha.
...e a qual luva usar?
Eu não tinha luva adequada no momento, então tentei primeiro com a grande luva de forno..que foi horrível, pois como ela é muito grande não consegui manusear as pétalas estragando as flores..
Depois pensei em usar uma luva de lã normal..mas como segurar nas petalas sem que grudasse? Coloquei por cima da luva de lã uma luva descartável, destas de borracha fininha..sim..também tentei só com a luva de borracha mas o calor ainda era insuportável e queimava..E se você está pensando em tentar sem luva..desista!..experiência própria, queimei os dedos já na segunda pétala :-( e aprendi :-)
Assim é como elas ficam olhando por baixo
Para armazenar coloquei dentro de latas de biscoito forradas com papel manteiga.
Gostei do resultado, mas ainda me pergunto como a Adriana Carioba faz para que as pétalas tenham uma textura ondulada...será que são boleadores?
Se alguém descobrir me conta, ok?
Beijos e sucesso!
xx