segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bundt cake - Bolo de Laranja (vegano)

in English here

Esta semana recebi um e-mail de uma amiga que me dizia:
..`As vezes quando as coisas empacam, o melhor mesmo é fazer um movimento para desbloquea-las..`
Adorei a frase.
Porque isto é simplesmente o que estou vivendo neste último e intenso mês e meio.
Depois de 16 meses vivendo em Haia e com tudo meio empacado ..decidi, conversando com meu irmão na minha ultima ida ao Brasil, mudar. A partir desta decisão parece que tudo fluiu da melhor forma..consegui um emprego, uma casa maravilhosa no meio do bosque e sem falar nas pessoas que conheci..e que estão fazendo meus dias passarem voando.
Saímos do meio da área mais populosa da europa a conhecida como Randstad e viemos, de mala e cuia,..namorido, coelhinha e eu, para o meio do bosque onde pelas noites se escuta somente o barulho das árvores com o vento e acordamos com os pássaros.
Para mim, uma amante da natureza, não podia ser melhor.
Por isso demorei tanto em postar..estava. .ou melhor ainda estou, limpando, arrumando, pintando, comprando, etc.. tudo por aqui, e é claro também me adaptando.


Tenho ou sim ou sim que me adaptar, pois antes eu tinha um supermercado na esquina de casa, que fica aberto de segunda a segunda até as 10 da noite, super fácil..se desse vontade de fazer alguma coisa era só ir no vizinho e comprar o que fosse necessário.
Agora tenho que fazer listinha, e comprar tudo para a semana. Claro que sempre falta algo..mas vou me acostumar.
Não que o supermercado seja longe daqui, fica só uns 15 min de carro..mas eu ainda não criei coragem em conduzir aqui na Holanda..ok, isto também já está na minha lista de prioridades..esta semana começo minhas práticas.



Pois este finde de sol fiquei animada em sair correndo por ai e desbravar um pouco mais a redondeza.
Que sensação de liberdade correr no meio do bosque..tá certo que as vezes me vinha no pensamento `e se cruzo com um javali por aqui, o que eu faço? resposta..correr mais rápido, rsrsr... mais um motivo para continuar correndo, rsrsrrs.. gostei do esporte de aventura.. e já decidi, vou voltar a correr..outro ponto positivo, pois fazia pelo menos uns cinco anos que não corria ´nem por reza braba`.



Aproveitando o dia de folga fui dar umas bisbilhotadas nuns blogs por ai.. e me entreteni nos bundt cakes.

Bundt o que é isto?
Eu também fiquei curiosa, achei que fosse um tipo de bolo, mas descobri graças ao amigo wikipedia aqui, que é o nome dado aos bolos feitos na forma tipo de pudim..alta com um furo no meio e que em muitas vezes vem com desenhos geométricos para dar forma ao bolo.
Legal! então minha forma de pudim subiu de categoria..virou forma de Bundt cake.
Me deu uma vontade de fazer um Bundt cake, assim poderia usar minha forma vintage, que comprei na loja de segunda mão (que aliás adoro).
.hum!.. deixa eu ver o que tem na geladeira, pois não posso sair pra comprar nada na esquina...xiiiiiii.......!


Ok..sem entrar em panico.. para que existe o jeitinho brasileiro, o meu vai virar um vega orange Bundt Cake, tá valendo?
Sem ovos, leite ou manteiga..por motivos de força maior, rsrsrs..Adoro o cheirinho do bolo de laranja..sempre me faz lembrar Araraquara a cidade que cheira a laranja..pela fábrica de suco..enfim aqui vai a receita.

Bolo Vegano de Laranja
2 copos de farinha
1 colher de fermento em pó
1 xícara de suco de laranja
raspas de casca de uma laranja
1 xícara de açúcar
3 colheres de óleo vegetal

Modo de Preparo
Ligue o forno a 180 graus.. para ir esquentando, unte e enfarinhe uma forma Bundt.

Mistura a farinha e o fermento e separe.
Na batedeira, bata a manteiga (em temperatura ambiente) e o açúcar,  até que a mistura fique com a aparência esbranquiçada, aí aos poucos, vá adicionando intercaladamente, a farinha e o suco de laranja e por fim adicione as rapas da laranja.
Leve ao forno por uns 35 min.
Atenção ao desenforma-lo, pois se o bolo não assar de acordo, ele vai grudar na forma. O meu grudou uns pedacinhos da casquinha superior.. se nota no aspecto que não ficou uma pele de pêssego..
Para desenformar deixe o bolo descançar por 10 min encima de uma grelha e desenforme..
Sirva com geléia de laranja..de preferência feita em casa. Veja receita abaixo.

Geléia de laranja

Pegue uma laranja grande (baiana, de umbigo) bem lavada e deixe-a de molho em água durante uma noite, para tirar a acidez...no dia seguinte jogue a água fora, corte a laranja ao meio e tire as sementes, se houver.
Em um liquidificador ou mixer triture a laranja com casca e tudo.
Obs. se quiser pedaços na sua geléia, não deixe triturar muito.
Coloque esta mistura em uma tigela ou copo para medir a quantidade. Você vai precisar da mesma quantidade (de laranja triturada) de açúcar.
Misture a laranja e o açúcar numa panela sem adicionar água e deixe fervendo em fogo baixo até que o suco da laranaja seque..vá olhando e mexendo de vez em quando. Aí é só esperar o ponto desejado... e sua geléia caseira estará pronta e deliciosa para servir com o bolo.



Aqui o bolo fez o maior sucesso entre a família que veio nos visitar e conhecer a casa nova..

Te deixo por hoje.. e
até a próxima.
xx