sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mousse e Bombom de Chocolate com Pimenta

in english here Esta receita eu fiz no último dia dos namorados que aqui se comemora dia 14 de fevereiro. Dia de São Valentim.
..mas como sempre existe um motivo para se comemorar.. ainda mais se as promessas para Santo Antônio andam dando certo..ai sim você tem mais mesmo é que ..Comemorar!
Mostre seus dotes de cozinha num jantar romântico (afinal o homem se prende pelo estômago, já diziam os antigos,rsrs..) e de sobremesa este picante mousse.
Para a mesma receita fiz duas apresentações o mousse que coloquei em potinhos e os bombons em formato de coração.

Mousse de Chocolate com Pimenta
Modo de preparo:
1 lata de creme de leite
100ml de leite
1 colher de chá de essencia de baunilha
1/2 colher de chá de pimenta da jamaica
1 pimenta dedo de moça
200g de chocolate meio amargo cortadinho

1 - Em uma panela a fogo médio misture, o creme de leite, o leite, a baunilha e as pimentas por 3 minutos
2 - Transfira a mistura quente para um liquidificador e misture o chocolate picado, bata por 2 minutos até ficar homogenio.
3 - Coloque este creme em 8 potinhos e leve à geladeira por pelo menos 6 horas ou deixe de um dia para o outro.
4- Sirva gelado.

Obs. não válavar  a tigela do liquidificador ainda quente enbaixo de água fria, hein? Ela poderá rachar, espere até que ela se esfrie para lavar ou lave em água morna.

Copinhos de Coração de Chocolate

Modo de preparo:
Pegue uma forminha pra chocolate, ou de gelo não importa..coloque forminhas de brigadeiro dentro de cada vão acompanhando o formato do coração.
Derrete 200 g de chocolate, ao leite ou amargo ou o branco (o de tua preferencia..você também pode misturá-los fazendo como um mármore), em banho-maria.
Se preferir leve o chocolate em tigela refratária por 30 segundos em microondas e mexa, se for necessário mais 30 segundo e mexa até que perceba que o chocolate derrete-se por completo.
Pincele o chocolate dentro das forminhas e leve a geladeira por 15 minutos, de uma segunda camada se necessário e mais 15 minutos na geladeira.
Obs: não deixe a casquinha muito fina, senão ela pode quebrar-se na hora de retirar o papel.
Delicadamente retire as forminhas de papel.
Pronto sua casquinha de coração estará formada.
Ai é so enche-la com o mousse e levar à geladeira..
Depois de pronta você pode decorá-la a gosto..eu coloquei açucar nas minhas.

Sucesso!
Bjos

 



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Que doçura de video

Como sempre fuçando no youtube e encontrei este video e desde então já perdi as contas de quantas vezes já assisti de tão lindinho...e as duas mensagens que eu captei foram.. Ouse! e a segunda..Fique aberto para o que é diferente e novidades.Você pode gostar! 

Divirta-se
Bjos

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sweet Table Contest- participe você também com sua mesa de doces

Se você adora criar mesas de doces e ainda nao é uma profissional da área..você pode participar desta competição internacional.
No ano passado a competiçõ foi criada, mas ainda era ainda só européia e este ano eles abriram mundialmente.
Dê uma olhada no site Sweet Table Contest ou em facebook
A mesa de juri para este ano também foi ampliada..o contato no Brasil é a Estela do
Para participar você deve fazer 1 super foto da sua mesa e enviar para o e-mail de Estela contato@caraminholando.com.br com o texto “STC submission”.
Mais informações entre em contato com ela também..

Boa sorte!
Bjos

Custard Tartelette (mini torta) com frutas


Esta mini torta é uma delícia super leve, saborosa e de fácil preparo. Além do que você pode servi-la com as frutas de sua preferência.. morango, amora, framboeza, abacaxi, kiwi, etc. use a sua imaginação.
Para esta receita eu usei a massa filo pré fabricada, você a encontra em um supermercado grande, e as forminhas utilizadas foram forminhas de quindim.

Receita
Modo de preparo da massa
Unte as forminhas com manteiga.
Abra a massa, corte em quadradinhos e a acomode dentro das forminhas procurando esticar-la um pouco. Com um garfo ou palito faça furinhos em toda a lateral e centro da massa. E por cima encha de grão de feijão cru (eles ajudam a evitar que a massa cresça demais), corte as rebarbinhas da borda..(ou não tambem ficam bonitinhas quadradinhas) asse por uns 5 a 10 min em forno 180°C, retire os feijão e deixe que a massa esfrie.

Custard
Ingredientes
1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite sem soro

1 fava de baunilha ou uma colher de chá de essência de baunilha
4 gemas
1 colher de sopa de farinha
1 / 3 xícara de açúcar refinado


modo de preparo
Misture o leite e o creme de leite numa panela pequena.

Adicione a fava e as sementes da baunilha já separadas. Leve em fogo médio. Cozinhe, mexendo sempre, por 5 minutos ou até ficar bem quente (não deixe ferver). Remover a panela do fogo.

Bata as gemas com a farinha e o açúcar em uma tigela refratária até misturar bem. Retire a fava de baunilha da mistura do leite. Despeje a mistura de leite quente sobre a mistura de gema de ovo e mexa constantemente.

Retorne a mistura para uma panela e leve em fogo baixo. Cozinhe, mexendo sempre, por 15 a 20 minutos ou até que o creme engrosse, (não deixe que o creme ferva, pois pode coalhar)*.

*variação
Para fazer o creme de chocolate, adicione 100g de chocolate meio amargo de boa qualidade picado ou chocolate ao leite no creme depois que retira-lo do forgo e mexa até o chocolate derreter e virar uma mistura homogênea.


Espere esfriar mexa delicadamente e com um saco de confeiteiro vá enchendo as casquinhas com o custard. Coloque as frutas de sua escolha na hora de servir.

Obs: Na fotos acima coloquei cada tortinha em uma forminha de tecido (crisanthemo) que eu mesma fiz. Elas derão um charme a mais à mesa.

Que você tenha um ótimo dia.
Bjos

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mesas de doces e Amy Atlas

Você já deve ter ouvido falar de Amy Atlas.
Amy seria hoje a mais conhecida design de mesas de doces no mercado..o que ela fez foi bem digamos..esperto. Ela promoveu as mesas de doces como algo mais comercial.
Hoje ela é conhecida mundialmente e em seu blog, nos mostra lindas mesas de doces feitas por designs do mundo todo..uma super fonte de inspiração.


No Brasil, desde que me conheço por gente, eu já tinha contato com as super decoradas mesas de doces.. em casamentos. Mas uns anos para cá também se vê como este mercado tem crescido, também em aniversários de crianças, adultos e em outras comemorações.
Uma marcante diferença entre as mesas do estilo de Amy Atlas e as do Brasil é que ela apresenta sempre um estilo minimalista ou seja não deixa na mesa todos os doces feitos para a festa, e sim parte deles. Uma desvantage deste sistema é que sempre tem que ter alguém arrumando e enchendo as travessas para que não fiquem vazias, mas a vantagem é que ela pode brincar mais com o design da mesa e dos doces sem que fique muito exagerado.
Outra diferença é que nos EUA por exemplo os casamentos têm também um tema (como festa de crianças), como por exemplo nautico, vintage, anos 60, Veneza, Paris, etc..e dentro deste tema as mesas são criadas..no Brasil um casamento é mais comum ser decorado pela cor escolhida pelos noivos e se utiliza mais velas e flores e claro as forminhas de flores..dando uma atmosfera bem elegante.

Foto retirada daqui

Outra diferença que eu notei foram os doces oferecidos.
Nas mesas de estilo Amy sempre se vê bolachinhas decoradas, cupcakes e balas em geral, ajudando na decoração da mesa, mesmo sendo uma festa de adultos ou casamento..e no Brasil os doces são mais de estilos finos..de patisserie ou caseiros..Acho as duas opções válidas quando a mesa esta bem decorada.

O que você acha? Qual é seu estilo?

Bjos

Batedeiras

Você é do tipo colecionadora..se sim olha que legal estas batedeiras :-)

Uma febre no mundo da patisserie são as batedeiras da Kitchen Aid, pois além de você poder escolher a cor que combina melhor com sua cozinha são de ótima qualidade.
Este modelo rosa choque é uns dos ultimos a sair.

Estes modelitos ainda não combinam com sua cozinha? e que tal estes mais moderninha?



Mas a desvantage são os preços bem altos. No custo beneficío eu mesma optei pela Arno Planetaria DeLuxe Inox e estou muito satisfeita, optei por esta marca, pois minha mãe tem a dela a uns 25 anos e ainda esta firme e forte.
Optei pela Deluxe Inox, pois as pas são mais fortes sendo de Inox e não de plástico e por isto mais duravéis e a tigela sendo de inox posso fazer massas que tenham que adicionar água quente sem que a tigela descasque por dentro, o único porém até agora seria a primeira velocidade, que para mim poderia ser mais devagar.

Enfim eu também gostaria no futuro ter minha coleção colorida..e você?

Bjos

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como usar a fava de Baunilha.

Você pode compra-la online no mercado livre


 Corte a fava ao meio em sentido do comprimento.


 Raspe delicadamente com a ponta da faca o centro da fava retirando toda a semente as sementinha que estam todas bem grudadinhas em uma pasta de consisntencia pegajosa.. as sementinhas parecem as de papoula bem pequeninas.

Você pode utilizar as sementes diretamente acrescentando em seu bolo ou qualquer outra receita que leva baunilha, utilizo normalemte as sementes de uma fava para uma receita de bolo. 
A casquinha pode ser fervida para fazer a calda de baunilha ou junto de algum creme, depois de ferver retire-a.
Você também pode usa-la sequinha mesmo colocando dentro do pote de açúcar.

Receitas

Extrato de Baunilha
Obs: Para fazer o extrato não retire as semente utilize a fava inteira.
250ml de vodka
2 favas de baunilha
Em uma garrafa limpa e seca adicione a vodka e as favas cortadas ao meio no comprimento, feche bem a garrafa e procure sempre agita-la. Guarde em lugar seco e escuro.

Calda de Baunilha
5 colheres de água
75 g de açúcar
Meia fava de baunilha ou 1 colher de chá de xarope de baunilha de madagascar.
Misture o açúcar e a água e leve ao fogo até que ferva e o açúcar se dissolva por completo.
Tire a calda do fogo e deixe esfriar
Adicione a bauniha na mistura fria
Deixe a calda descançar de um dia para o outro
Guarde a calda em pote fechado a vácuo até por 1 mês na geladeira.
obs. Quando eu faço uso a casquinha da fava inteira e a deixo ferver um pouco junto com a água e o açúcar..assim economiso uma baunilha e o sabor continua bem intenso.
Vá por mim.. vale a pena pagar mais pelo verdadeiro sabor de baunilha!
Bjos




Bolo de Baunilha (fava) com Recheio e Cobertura de Chocolate

in english here
Como eu já tenho outro blog em inglês a uns 10 meses, vou recuperar algumas receitas de lá para dividir com vocês.

Decidi fazer este "super" bolo de fava de baunilha com recheio e cobertura de chocolate, para comemorar o primeiro post..(veja a receita abaixo).. digo super porque é tão bom que pode ser feito tranquilamente para um casamento.


Já experimentei algumas receitas que usavam fava de baunilha e esta foi a que eu mais gostei (até agora..nunca se sabe quando aparecerá a melhor..), é uma receita bem leve e de sabor intenso.

Só fui descobrir depois de 32 anos que a fava de baunilha e o concentrado (ou essencia) de baunilha não têm o mesmo sabor, e confeço que agora que conheço o sabor de baunilha real não troco pelo concetrado eu uso a da Oetker..por isso recomendo que você experimente também...mesmo sendo mais cara, vale a pena!
 

Nesta receita fiz cobertura e recheio de chocolate, procuro usar sempre chocolate e todos os ingredientes de boa qualidade, pois isso influencia muito no sabor final da receita..

Gosto de usar sempre chocolate Callebaut (os deixo o site em espanhol, eles também têm receitas deliciosas).

E se utilizo chocolate em pó, uso Blooker ou Droste são um dos melhores encontrados no mercado e têm alta porcentage de cacao 70% a 80%, por isso a cor do chocolate é bem escuro.
Dica: procure usar sempre chocolate nas receitas que pedem chocolate e não achocolatado, suas receitas terão mais cor, melhor sabor e serão menos doce e enjoativas
Para este bolo da foto, fiz 2 receitas de bolo e duas de recheio.


Bolo de Fava de Baunilha

200 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
200 g de açúcar
4 ovos médio-grande

200 g de farinha (peneirada)

15g de fermento em pó (peneirado)
sementes de 1 fava de baunilha ou 1 / 2 colher de sopa de essência de baunilha de boa qualidade.
*100 ml de calda de baunilha

 Modo de preparo
Unte e enfarinhe uma assadeira de 20cm de diametro (ou unte e forre com papel manteiga)
Aqueça o forno a 180º C

Na batedeira misture o açúcar, a manteiga e a baunilha.

Em outra tigela misture bem os ovos e, as poucos misture na massa principal, adicione aos poucos a farinha.

Despeje a massa na forma e leve para assar, uns 35 min.


Depois que você tirar o bolo do forno deixe-o descancar por 15 min na forma em cima de uma grelha, depois retire-o da forma e espete-o usando um palito, logo en seguida espalhe com um pincel de cozinha a calda de baunilha em cima do bolo e deixe-o esfriar.

Obs. Procure por a calda com o bolo ainda morno assim ela penetrara mais, deixando o bolo mais úmido.

Fudge de Chocolate meio-amargo (cobertura e recheio)

Rendimento: 5 xícaras ~
ingredientes
1 / 4 xícara + 2 colheres de sopa (45 oz g/1.5) chocolate em pó

1 / 4 xícara + 2 colheres de sopa (90 ml / 3 oz) de água fervente
1 1 / 2 xícaras (341 g/12 oz) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 / 2 xícara (63 g / 2 oz) açúcar de confeiteiro

uma pitada de sal

(454 g/16 oz) de chocolate meio amargo, de boa qualidade, derretido e resfriado.

Obs: eu usei o ao leite..que era o que tinha a mão, acho realmente que o meio amargo seria a melhor opção, pois é menos doce.

Modo de Preparo

1. Misture o cacau em pó e a água fervendo em uma tigela pequena, e mexa até que o cacau se dissolva.

2. Em uma batedeira com o batedor plano (folha), bata a manteiga, o açúcar de confeiteiro e o sal em velocidade média-alta até que esteja claro e fofo - cerca de 5 minutos.

3. Reduza a velocidade, e adicione o chocolate derretido (resfriado), batendo até que se misturem bem, raspe as laterais da tigela quando necessário.
Obs:1. pode ser refrigerado por até cinco dias, ou congelado por até 1 mês em um recipiente fechado.
2. Antes de usar, leve à temperatura ambiente e bata em velocidade baixa até ficar homogêneo.


Obrigada pela visita
Boa sorte com sua receita e principalmente divirta-se e se delicie.

Bjos

Receita do Bolo de baunilha adaptada de Peggy Porschen do livro "Cake Chic"
e cobertura de chocolate adaptado do blog de Sweetapolita original de Martha Steward

Pin It

Pin It

Pin It

Pin It