sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bolo do McQueen tão real que até sua só, rsrsrs...

O bolo do filme "Carros" que não deu certo, ou deu?
Era ele suando de lá e eu suando daqui!.


Tudo começou quando recebi uma encomenda de alguém muito importante por aqui.. ela me pediu um bolo do McQueen para seu filho..eu ja ofereci logo um bolo esculpido. Que claro surpreenderia qualquer criança de 5 anos.

 
Até ai tudo bem. Aqui na Holanda pouco se conhece de bolos...eles não tem esta tradição, como nós, de bolos deliciosos, recheios variados e coberturas impactantes..o que se conhece por aqui é o xinfrim bolo da padaria, ou supermercado, feito com massas prontas e cheio de aromas artificiais..
Enfim ofereci o bolo de doce de leite com ganache simples e delicioso..mas tive um não como resposta e .. "mas nós estamos acostumados com o creme de confeiteiro da padaria aqui do lado"..

Meu erro numero 1: aceitei o desafio, fazer um bolo esculpido com creme de confeiteiro..você sabe o que eu quero dizer? ou seja ovos, leite, farinha, açúcar e baunilha..um mingau praticamente..Como um bolo pode parar encima do outro com esta mistura escorregadia? Nem com reza brava!
Queimando uns "muitos" neuronios resolvi mistura manteiga para endurece-lo. Deu certo! ufa!


Tudo no capricho...a bandeja foi coberta com pasta americana com os quadrinhos feitos um a um com uma paciência de Jó, fiz até a segunda bandeja elevada para o carro não ficar apoiado no "chão", pensando nos detalhes.

Era verão na Holanda..quero dizer 20 graus Celsius em média..mas naquele dia.."Precies" 35 graus Celsius...eu que pedia a cada dia pro verão chegar de verdade..consegui, ganhei 35 graus..bem no dia que ia esculpir o tal bolo feito de creme de confeiro..com ovos, leite,....etc. Bom lá ia eu revezando, 30min esculpindo, 30 min na geladeira até ficar pronto e daí...

..Meu erro numero 2:  decidi congelar o bolo, assim manteria o bolo fresco, sem perigo de que azedar o recheio. Congelar não foi o grande problema, pois em geral os bolos podem ser congelados, o erro fatal foi.. cobri-lo em pasta americana ainda congelado...ok..ok eu sei sou cabeça dura mesmo..sabia que não podia, mas.. nada melhor que a experiência própria para aprender, não é? ou é errando que se aprende! ..enfim há mil ditados que estariam do meu lado à esta hora, me apoiando em minha humilde caminhada pelas trilhas do conhecimento da arte com açúcar..enfim vou parar de me justificar. Errei e assumo! rsrrsr.


Suava.. suava, e melava... foi o que aconteceu com o pobre.
Este processo de condensamento/descongelamento durou 1 dia inteiro..aparecem gotas de água em toda superficie do bolo..Tentei enxugar com papel de cozinha, deixei fora da geladeira, e depois dentro da geladeira, e fora da geladeira com o ventilador ligado...não sabia o que fazer..o bolo continuava suando.

Em algumas partes a pasta americana escorregou e rachou, aparecendo o creme de baixo..em outras derreteu deformando o contorno original..Ia de mal em pior..e eu desesperada! O que fazer.. pois, ele estava coberto mas eu ainda precisava adicionar o acabamento..que por sinal seria perfeito..imprimi com impressora e tinta própria os adesivos que revestem o carro, em , "frosty sheet", folha de glacê (se é assim que se chama em portugues!?), como os olhos, raio, marca, pneus, etc..(Obs: ao final você encontra o anexo do aquivo, caso queira fazer um McQueen você também), mas.. como eu colocaria a folha de glacê, que se mistura com a pasta americana, sem que a deformasse, pois a pasta americana estava escorrendo..literamente.



Plano B..imprimir em folha de arroz (folha de óstia)..que são mais resistentes e não se dissolvem fundindo na pasta americana...claro que não ficou perfeito, pois este tipo de folha temos um melhor resultado se aplicado em uma superficie plana , que não era o caso aqui..se nota que em alguns lugares ela não aderiu por completo.

Então era esperar o bolo parar de suar..ou seja descongelar por completo e aí sim finalizar...o que não aconteceu antes de eu ir dormir lá pelas 2 da manhã..acordei as 5h e pensei.. ufa! era só um pesadelo.

Que nada! o bolo continuava lá todo escorrido e eu agora tinha que tentar arrumá-lo e colar os adesivos..Fiz o que pude!



A hora de entregá-lo chegou.... Eu, morrendo de vergonha mostrei o bolo...e qual minha surpresa?...Eles adoraram, amaram., todo entusiasmo era pouco..não tinham palavras para expressar o deslumbramento..rsrsrsrrrrrr só rindo mesmo...enfim moral da história? Nem todo stress vale a pena!

Obs: Confesso que ainda estou meio envergonhada em mostrar as fotos para vocês..mas melhor assim, pois posso ajudar outros a evitarem os mesmos erros.

..e a parte que eu mais gostei desta  história toda? .. mais uma criança feliz, ele que até chorou de tanta dó de cortar o bolo, rsrrsrs :-)

 Minha história teve um final feliz!

Aqui estão as duas páginas com os adesivos retiradas daqui:

adesivos 1
adesivos 2

bjos