quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Receita de Glacê Real

Estes são minhas primeiras bolachinhas decoradas com glacê real.
Fiz estes para comemorar o dia de São Velentino (o santo protetor dos namorados) que por aqui se comemora dia 14 de fevereiro.


De um tempo pra cá tenho me interessado muito em bolachas decoradas em geral, tenho visto na web como elas têm aparecido muito nas festas de aniversário, casamento, bodas, festas de empresas, etc..e com diversas possíbilidades em decorá-las podem ser muito divertidas, expressarem um sentimento, anunciarem algo..enfim sempre são muito bem vindas..lindas e deliciosas.
Gosto também da idéia de poder fazer bolachinha personalizada para presentear num bonita caixa ou mesmo só envolvidas por um lacinho.


No ano passado fiz dois curso em que trabalhei com o glacê real..mas também posso dizer que pela net e livros se pode aprender muito. 

A inspiração para estas bolachinhas eu tive quando visitando meu pais fui xeretar em umas coisas perdidas no armário e encontrei minha coleção (e de minha irmã), de papéis de carta de quando era criança, que por várias vezes pensei em jogar fora, ainda bem que não o fiz! .. Você lembra que febre era isto nos anos 80? - Quer trocar? rsrss.. Enfim hoje estou feliz por ter achado "grande" utilidade para eles :-)

Para estes cookies eu utilizei o glacê real para dar forma aos casais e os pintei à mão (depois de secos), utilizando tinta comestível tanto em pó como liquida.

Existem várias receitas de glacê real eu utilizei a receita abaixo, esta não utiliza ovo (evitando com isto as possibilidades de adquirir salmonela), que encontrei no site Sweetopia .

Receita de Glacê Real

3/4 de xícara de água morna
5 colheres de sopa de pó de Merengue (eu usei o da Wilton)
1 colher de chá de creme de tártaro
1 kg de açúcar de confeiteiro em pó

 Obs: se o pó de merengue não tem sabor de baunilha,  adicione uma colher de chá de baunilha a esta receita.

 Modo de Preparo:

 Em uma tigela, despeje a água morna e o pó de merengue. Misture com um batedor de mão até que esta mistura fique espumosa e espessa ... cerca de 30 segundos.

Adicione o creme de tártaro e misture por 30 segundos  mais.

Despeje todo o açúcar de confeiteiro de uma vez e coloque a tigela no batedora.

Usando a pá para massas médias em velocidade mais baixa, misture lentamente uns 10 minutos. A mistura ficará espessa e cremosa.

Cubra a tigela com uma toalha umedecida para evitar formação de crostas e secagem.

Obs: Adicione a cor desejada aos poucos e misture bem..deixe o glacê descançar por algumas horas se utilizar corante.


Para afinar o glacê umideça uma espátula em água e insira esta à mistura mexendo bem.  Repita o processo se necessário até atingir a consistência desejada..


..e divirta-se!
xx