quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Massa de modelar de Chocolate

In english here

Desde que vi pela primeira vez estas rosas em uma lojinha em Barcelona..fiquei curiosa, pois notei que não eram todas iguais, então deveria ser um trabalho manual.
Fuçando na internet achei a receita, com esta receita você pode criar diversas figuras..
E para quem adora bolos decorados, mas na hora de comer separa toda a pasta americana, esta é uma opção, pois esta massa pode ser usada também para cobrir bolos..
Usando o chocolate branco você pode adicionar tinta comestivel e colorir a massa. e para cores mais escuras use o chocolate ao leite ou o meio-amargo dependendo da cor a ser atingida e do sabor de sua preferência.

Ter a s mãos frias é melhor para trabalhar com esta massa (como para fazer bala de coco)..se este não é o seu caso use luva.

Achei também uma receita que leva iguais quantidades de, glicose líquida (no lugar do xarope de milho) e de chocolate..o modo de preparo é o mesmo.
Esta é uma ótima opção se você quer que o chocolate branco fique bem branquinho..pois alguns xaropes de milho são amarelados, escurencendo o chocolate branco.


Massa de modelar de Chocolate

*454 g de chocolate branco (ou ao leite)  
1 / 2 xícara ou (118ml) de xarope de milho  
corante alimentício (opcional)
*Obs: A receita é a mesma para o chocolate branco e o ao leite..mas para o chocolate meio-amargo aumente o xarope de milho (karo) para 2/3 xícara.

Modo de Preparo

1. Pique o chocolate e coloque-a em uma tigela refratária grande no micro-ondas, mexendo após cada 45 segundos para evitar o superaquecimento do chocolate, até este derreter. mexa até ficar homogênio.
Obs: Você também pode derretê-lo em banho -maria mexendo sempre.
2. Adicione o xarope de milho e mexa até a mistura bem. O  chocolate vai dar uma endurecida virando uma massa.
3. Envolva a massa em filme de polipropileno e deixe que o chocolate esfrie e se solidifique à temperatura ambiente, durante pelo menos 6 horas ou durante a noite.
4. Amasse o chocolate endurecido com as mãos até que este amoleça, ou no microondas em curtos intervalos de 10 segundos até que a massa fique macia o suficiente para trabalhar. Continue a amassar até que fique lisa e flexível.

 Neste ponto, você pode acrescentar o corante alimentício de sua preferência, se desejar. Se utilizar mais de uma cor, certifique-se de mudar suas luvas entre as diferentes cores, para evitar que estas se misturem.

5. Abra a massa de chocolate até que ela fique bem fina (cerca de 3 mm).
Obs: você pode usar uma máquina de abrir macarrão para ajudar a abrir uma massa homogenia e fina.
Obs: para abrir a massa (do chocolate ao leite ou meio amargo), utilize o chocolate em pó ao invéz do açucar ou maizena.
Obs: as vezes abro as minhas massas untando a mesa com a gordura vegetal da marca Crisco.


6. Você pode cortar formas ou letras, com cortadores de biscoito ou uma faca, ou fazer laços, e cobrir bolos inteiros ou petit fours.
7. Junte o chocolate restante e os pedacinhos que sobraram e guarde envolvidos em filme de polipropileno em lugar seco e fresco
Esta massa pode ser usada dentro de 2-3 semanas. Para re-uso, repita as instruções de amolecimento na etapa 4


Agora mãos à obra!
bjos