quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Custard Tartelette (mini torta) com frutas


Esta mini torta é uma delícia super leve, saborosa e de fácil preparo. Além do que você pode servi-la com as frutas de sua preferência.. morango, amora, framboeza, abacaxi, kiwi, etc. use a sua imaginação.
Para esta receita eu usei a massa filo pré fabricada, você a encontra em um supermercado grande, e as forminhas utilizadas foram forminhas de quindim.

Receita
Modo de preparo da massa
Unte as forminhas com manteiga.
Abra a massa, corte em quadradinhos e a acomode dentro das forminhas procurando esticar-la um pouco. Com um garfo ou palito faça furinhos em toda a lateral e centro da massa. E por cima encha de grão de feijão cru (eles ajudam a evitar que a massa cresça demais), corte as rebarbinhas da borda..(ou não tambem ficam bonitinhas quadradinhas) asse por uns 5 a 10 min em forno 180°C, retire os feijão e deixe que a massa esfrie.

Custard
Ingredientes
1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite sem soro

1 fava de baunilha ou uma colher de chá de essência de baunilha
4 gemas
1 colher de sopa de farinha
1 / 3 xícara de açúcar refinado


modo de preparo
Misture o leite e o creme de leite numa panela pequena.

Adicione a fava e as sementes da baunilha já separadas. Leve em fogo médio. Cozinhe, mexendo sempre, por 5 minutos ou até ficar bem quente (não deixe ferver). Remover a panela do fogo.

Bata as gemas com a farinha e o açúcar em uma tigela refratária até misturar bem. Retire a fava de baunilha da mistura do leite. Despeje a mistura de leite quente sobre a mistura de gema de ovo e mexa constantemente.

Retorne a mistura para uma panela e leve em fogo baixo. Cozinhe, mexendo sempre, por 15 a 20 minutos ou até que o creme engrosse, (não deixe que o creme ferva, pois pode coalhar)*.

*variação
Para fazer o creme de chocolate, adicione 100g de chocolate meio amargo de boa qualidade picado ou chocolate ao leite no creme depois que retira-lo do forgo e mexa até o chocolate derreter e virar uma mistura homogênea.


Espere esfriar mexa delicadamente e com um saco de confeiteiro vá enchendo as casquinhas com o custard. Coloque as frutas de sua escolha na hora de servir.

Obs: Na fotos acima coloquei cada tortinha em uma forminha de tecido (crisanthemo) que eu mesma fiz. Elas derão um charme a mais à mesa.

Que você tenha um ótimo dia.
Bjos